Qual o “gatilho” da sua doença autoimune?

Sempre pronto para proteger o nosso organismo de agentes infecciosos, o sistema imunológico pode acabar atacando o próprio corpo, desencadeando o que chamamos de doença autoimune. Geralmente essas doenças atingem a pele, mas devido aos chamados “gatilhos”, outros órgãos podem ser atingidos também, como rins, pulmões, coração, estômago, pâncreas, tireoide e sistema nervoso. E nesse texto vamos falar sobre o que pode acionar esses “gatilhos”.

O QUE SÃO ”GATILHOS”?

São fatores provocados pelo ambiente externo que podem acionar a doença autoimune que o paciente possui. É isso mesmo! As doenças autoimunes podem ser ativadas ou reativadas por fatores externos. Alguns exemplos desses “gatilhos” são infecções (inclusive como a da Covid-19), estresse, sol, medicamentos, alimentos alergênicos, toxinas ambientais, eventos traumáticos, drogas e até mesmo produtos de limpeza.

Os eventos traumáticos são “gatilhos” que surgem de repente, sem esperar, e que podem deixar marcas na saúde emocional do paciente, reativando de forma abrupta a doença autoimune. Um assalto, um acidente ou uma cirurgia são alguns exemplos desse “gatilho” e que podem acometer o paciente e reativar a doença autoimune.

TEM COMO EVITAR!

Preparamos algumas dicas especiais para você que acompanha o Blog da Pulsus. Evite alimentos industrializados com corantes e conservantes. Priorize a alimentação caseira, nela você tem o controle dos ingredientes que será utilizado, tanto da quantidade quanto da qualidade. Substitua os produtos de limpeza convencionais por alternativas não tóxicas, feitas com ingredientes simples e óleos essenciais.

É importante que o paciente monitore o estilo de vida que leva e compartilhe com o médico todas as dúvidas. Essa troca é de muita importância para que o profissional avalie qual é o agente causador do “gatilho”. Após isso, o paciente poderá buscar o melhor tratamento e alternativas de controle deste “gatilho”.

Para contribuir nesse tratamento, a Pulsus oferece aos seus pacientes o Programa Cuidado Completo, em que os pacientes recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento da doença. A equipe multidisciplinar é formada por nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que atendem na modalidade presencial ou remota.

NUNCA É DEMAIS REFORÇAR

Você que acompanha o nosso Blog já sabe: nunca use medicamentos sem prescrição médica, principalmente se estiver em tratamento da doença autoimune. Lembre-se que o médico é a fonte segura para entender e avaliar esses “gatilhos”.

A Pulsus conta com uma estrutura completa para cuidar de doença autoimune. Com uma equipe multidisciplinar, aliamos cuidado completo, atendimento humanizado e expertise técnica. Então, se você precisa de mais cuidados, agende sua consulta, presencial ou on-line.