Quando procurar um pneumologista

Quando procurar um pneumologista

Muitas pessoas pensam que somente em casos de pneumonia que se deve procurar um pneumologista, mas se enganam, a atuação desse especialista vai muito além. A especialidade médica é responsável pelo tratamento de todos os tipos de doenças respiratórias e pulmonares.

Acompanhe esse artigo para saber quando procurar um pneumologista. Saiba quais são as principais doenças tratadas e conheça os sintomas que não podem ser ignorados.

O pneumologista é o especialista capacitado para diagnosticar e tratar as doenças pulmonares, identificar qualquer anomalia no órgão e orientar o paciente sobre os cuidados preventivos. Sua atuação é de suma importância, uma vez que essas doenças podem ter sua evolução desacelerada, evitando complicações e aumentando a estimativa de vida do paciente.

 

E quando devo me preocupar?
A consulta ao pneumologista deve ser realizada com regularidade, pois a prevenção é a melhor forma para evitar doenças pulmonares. Então inclua no seu check-up periódico a ida neste especialista, que poderá pedir exames preventivos para detectar possíveis anomalias precocemente.

Mas se você tem histórico de problemas pulmonares crônicos, como bronquite ou asma, deve redobrar o cuidado e procurar o pneumologista frequentemente.

Procure também o especialista se apresentar alguns destes sinais de problemas respiratórios:

  • Cansaço sem esforço
  • Roncos
  • Falta de ar
  • Tosse (seca ou não)
  • Apneia no sono
  • Dor ou chiado no peito
  • Rouquidão
  • Hemoptise (eliminação de sangue proveniente dos pulmões ao tossir)
  • Infecções respiratórias frequentes

 

Doenças tratadas pelo pneumologista
As doenças pulmonares matam milhões de pessoas anualmente, por isso, a importância de consultar o pneumologista. Algumas das principais doenças que envolvem os pulmões, são:

Pneumonia
Infecção causada por vírus ou bactéria que atinge diretamente os pulmões. É preciso procurar urgente o médico, pois pode ser irremediável para algumas pessoas. Os sintomas incluem tosse com catarro, febre e dificuldade para respirar.

Tuberculose
Doença causada por bactérias que atingem principalmente os pulmões. É infecciosa e transmissível. Alguns sintomas comuns são: tosse, febre, suor. O tratamento é simples e eficaz, mas deve ser seguido à risca, sem abandono.

Bronquite
Inflamação das vias respiratórias e dos brônquios, pode ser causada por vírus, bactérias e até pelo cigarro. Os sintomas incluem tosse com muco, chiado no peito, falta de ar e sensação de peito carregado.

Asma
Inflamação pulmonar que causa dificuldade para respirar, falta de ar, sensação de aperto no peito, chiado e tosse. Requer tratamento constante para dar ao paciente uma boa qualidade de vida.

Câncer de pulmão
O câncer de pulmão caracteriza-se pela presença de tumores no órgão, mais comum em pessoas que fumam ou fumaram. Os sintomas mais comuns são tosse com sangue, sibilo, dor no peito e perda de peso.

Enfisema pulmonar
Doença degenerativa, geralmente causada pela exposição prolongada ao cigarro e outras toxinas no ar. Os sintomas incluem falta de ar severa, tosse e produção excessiva de muco.

Embolia pulmonar
Entupimento/bloqueio de uma artéria do pulmão devido a um coágulo sanguíneo. Os principais sintomas são tosse, falta de ar e dores no peito.

 

Alguns casos que precisam de atendimento imediato
Todos os sintomas precisam de atenção, mas alguns casos precisam de atendimento imediato do pneumologista. Como tosse acompanhada por sangue ou até mesmo uma embolia pulmonar. Nessas situações, uma assistência rápida e efetiva pode salvar a vida do paciente.

 

Tratamentos para as doenças pulmonares
Existem tratamentos modernos e avançados paras as doenças pulmonares pode envolver desde o uso de medicamentos até a realização de procedimentos cirúrgicos, de fisioterapia respiratória e de outros tipos de tratamento, conforme as necessidades do paciente.

Agora que você já sabe a importância de procurar um pneumologista e o perigo das doenças pulmonares, não hesite em marcar uma consulta médica. Ao perceber os primeiros sinais e sintomas em você ou em algum familiar, procure a ajuda de um médico e dê a atenção que o seu corpo merece.

Se você precisa de mais cuidados, agende a sua consulta com a nossa equipe. Aqui na Pulsus, o nosso cuidado é completo!

 

Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou desse artigo? Então envia lá nos seus grupos do WhatsApp!

Aproveita e siga a Pulsus no Facebook e Instagram, dessa forma você não perde nenhuma das nossas atualizações.