Quantas vezes por semana você vai ao banheiro?

Quantas vezes por semana você vai ao banheiro?

Pode parecer uma pergunta boba, mas não é. O funcionamento do intestino é fundamental para a sua saúde e bem-estar.

Quem nunca passou por aquela dor de barriga na rua precisando fazer o chamado “número dois”? Ou ao contrário também, quem nunca sofreu com cólicas justamente por estar muito tempo sem evacuar?

Então surge a pergunta: qual seria a frequência ideal para ir ao banheiro? A nutricionista Isabel Matos, do Programa Cuidado Completo, tem a resposta e a explicação sobre o que causa esse desarranjo intestinal.

 

Como acontece

Primeiramente é preciso entender o que causa esse desarranjo intestinal, chamado também de constipação crônica ou prisão de ventre. Afeta principalmente as mulheres, tem várias causas, como: hábitos diários, questões alimentares e disfunções pélvicas.

Quem sofre de constipação crônica tem menos de três evacuações por semana, quando ocorre muito esforço para esvaziar o intestino as fezes saem irregulares, com dificuldade e fica a sensação de evacuação incompleta.

 

Causas

Há uma série de fatores que podem causar a constipação crônica, as causas mais comuns são:

  • Baixa ingestão de fibras na dieta
  • Falta de atividade física
  • Gravidez
  • Envelhecimento
  • Mudanças na rotina
  • Baixa ingestão de líquidos
  • Ou simplesmente por ignorar a vontade de evacuar

A constipação pode trazer vários incômodos no dia a dia. Sabe aquela barriga inchada? É um sinal de distensão abdominal causada pela constipação.

A famosa cólica, que geralmente é uma dor abdominal, outro desconforto também é durante a relação sexual. Os gases também incomodam muito quem tem esse problema.

 

A frequência ideal

Não existe uma frequência que todo mundo deve seguir regularmente. O que você precisa prestar atenção é ao seu corpo. O ritmo intestinal adequado é aquele que deixa o paciente satisfeito.

A evacuação precisa ser satisfatória, não só o ritmo como o ato evacuatório tem que ser feito sem nenhum problema. Lembre-se daquela máxima popular: você está no seu trono, e como um rei ou rainha, deve relaxar o tempo que precisar.

É importante comunicar ao seu médico qualquer alteração que você perceber, que saia do padrão de normalidade.

Além do uso de medicamentos ou suplementos, pode ser necessária uma adaptação da dieta com a ajuda de um nutricionista e uma avaliação da musculatura pélvica com o fisioterapeuta.

 

Porque consultar um nutricionista

O funcionamento do intestino está totalmente ligado com o que consumimos, com o que bebemos e alimentamos. Então, o especialista para cuidar de você e tratar a constipação crônica é o nutricionista.

O nutricionista conduz sua alimentação para saber se você está consumindo todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento.

Quando temos a ajuda de um profissional, por exemplo, a nutricionista Isabel Matos do Programa Cuidado Completo, ingerimos nutrientes da forma adequada, fazendo com que ele não tenha uma carência nutricional e possa funcionar da maneira correta.

 

Agende sua consulta agora

Se você precisa de mais cuidados, agende agora a sua consulta pelo WhatsApp (31) 99974–2086, envie sua mensagem e escolha a data ideal. Os horários serão disponibilizados mensalmente.

 

O cuidado que você merece

Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Acompanhe nosso conteúdo também pelo Instagram @clinicapulsus