Reumatismo infantil existe?

Reumatismo infantil existe?

A resposta é: sim, e infelizmente milhares de crianças e adolescentes sofrem com doenças reumáticas. Vamos relembrar o que é reumatismo?

O termo “reumatismo” se refere a um grupo que inclui mais de 200 doenças reumáticas que afeta articulações, músculos, ligamentos, tendões e esqueleto. Algumas doenças reumáticas em crianças podem ainda comprometer outras funções do corpo humano, como rins, pulmões, olhos, intestinos, pele, e até mesmo coração.

As doenças reumáticas mais frequentes em crianças são: Artrite Idiopática Juvenil (AIJ) e Febre Reumática (FR). Os sintomas em geral são dor e inchaço nas articulações, febre, emagrecimento, fraqueza e atrofia muscular, além da inflamação de vários órgãos.

• Artrite Idiopática Juvenil (AIJ): Tipo de artrite que afeta crianças e adolescentes de qualquer raça até 16 anos, mais comum em meninas. Maior incidência entre 1 a 5 e 10 a 14 anos de idade. Sem tratamento adequado pode levar complicações para o desenvolvimento da criança, como deixar de usar normalmente um membro do corpo como braço ou perna.

• Febre Reumática (FR): Infecção de garganta por um estreptococo apenas em crianças predispostas à doença. Afeta ambos os sexos, principalmente entre 7 e 14 anos. É rara em crianças menores de 3 anos. Sem tratamento adequado pode levar a uma cardiopatia reumática, uma complicação grave da doença com grande risco de morte.

 

Sintomas

Os sintomas são parecidos com os sintomas do reumatismo em adultos, dor e inchaço nas articulações. Por isso, os pais precisam ficar atentos com quedas repentinas, dificuldade de brincar, tropeços e desânimos em fazer atividades do dia a dia.

Quanto mais cedo for identificada a doença reumática, maior a chance de evitar sequelas permanentes e garantir um crescimento e desenvolvimento saudável para a criança.

 

Sinais de alerta

Você deve ficar em alerta se perceber que a criança está deixando de realizar atividades rotineiras como correr, jogar bola, se vestir ou até mesmo se alimentar.

Dores constantes que nunca melhoram mesmo com o uso de anti-inflamatórios, vermelhidão na pele e fraqueza muscular também são sinais de alerta. Esses são alguns exemplos que podem indicar uma possível doença reumática.

• Dores articulares ou dores nas costas
• Articulações com aspectos alterados, como inchaço, calor ou vermelhidão
• Dores persistentes ao longo de braços e pernas
• Febre persistente por mais de 3 semanas
• Perda de peso ou atraso no crescimento
• Prostração por cansaço
• Fraqueza muscular
• Depressão
• Queixas visuais
• Quedas e tropeços frequentes
• Pedido constante de colo
• Alterações na postura
• Incapacidade de fazer tarefas do dia a dia que eram executadas facilmente anteriormente
• Leve a criança para avaliação médica assim que perceber a presença de algum sinal ou sintoma.

 

Diagnóstico e tratamento

Tudo que é diagnosticado precocemente e tratado da forma adequada, permite uma melhor qualidade de vida. O tratamento para essas doenças deve ser realizado de forma multiprofissional, possibilitando um cuidado completo para o paciente.

Além de oferecer o tratamento medicamentoso, é fundamental cuidar da saúde do paciente em toda sua dimensão: psicológica, nutricional e física.

Procure um especialista em reumatologia ao perceber qualquer sintoma, a rapidez na identificação é fundamental para o sucesso tratamento.

 

Atendimento especializado para você ficar bem

Se você precisa de mais cuidados, a Pulsus vai cuidar de você nessa jornada. Cuidar é a nossa especialidade, disso entendemos muito bem.

Agende a sua consulta com um de nossos especialistas, presencial ou online! Marque pelo site www.clinicapulsus.com.br ou pelo telefone e WhatsApp (31) 2536–1800.

 

Cuidado Completo

Oferecemos de forma GRATUITA aos pacientes em terapia assistida na Pulsus, pelos planos de saúde, consultas com nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Os pacientes recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças. As orientações são presenciais ou remotas.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de nutrição, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Aproveite para agendar sua consulta com um dos nossos especialistas. WhatsApp (31) 2536–1800. Aqui na Pulsus, o nosso cuidado é completo!