Saiba a forma correta de transportar o medicamento imunobiológico

Saiba a forma correta de transportar o medicamento imunobiológico

Os medicamentos imunobiológicos são fundamentais para pacientes em tratamento de doenças como Artrite Reumatoide, Lúpus, Esclerose Sistêmica, Espondilite, entre tantas outras. Se você tem doença autoimune, pode ser que já esteja familiarizado com a forma de transportar o imunobiológico, mas se você não conhece, continue a leitura do texto e aprenda.

Seguir os parâmetros corretos de temperatura é crucial para a preservação e eficácia do medicamento imunobiológico, medicação termolábil que requer cuidados específicos no transporte e armazenamento. Dessa forma é possível garantir a integridade da medicação e a segurança do paciente. 

 

O que são medicamentos termolábeis?
O medicamento imunobiológico é um termolábil, ou seja, é sensível à variação da temperatura, devendo ser conservado entre 2 e 8 graus, para que suas características físico-estruturais e biológicas sejam mantidas. Esse cuidado é vital para assegurar a eficácia no momento da aplicação.

 

Transporte e armazenamento do imunobiológico
Ao retirar o medicamento imunobiológico nas farmácias ou centro de distribuição, você deve checar se é exatamente o que foi prescrito pelo médico. Em seguida, é preciso armazenar para fazer o transporte com segurança.

Veja a seguir o passo a passo de como fazer o transporte e armazenamento da forma correta:

                    Armazene o imunobiológico em uma caixa de isopor com gelo térmico reutilizável e leve até o centro de infusão.

                    Mantenha a temperatura do medicamento entre 2 e 8 graus.

                    Se você for armazenar na sua casa, coloque na geladeira, longe dos alimentos.

                    Não coloque na porta da geladeira, onde há maior exposição ao calor.

                    O recipiente com o medicamento imunobiológico deve estar na prateleira do meio da geladeira, longe das paredes e nunca na porta, nem no congelador.

                    Ao utilizar, deixe no máximo 20 minutos fora da geladeira.

IMPORTANTE: Nunca coloque na porta da geladeira e nem no congelador. Ao abrir e fechar, a porta da geladeira acaba sendo o local com maior exposição ao calor, o que pode prejudicar o medicamento. Já no congelador a temperatura estará acima do necessário, que é entre 2 e 8 graus.

 

Cuidados ao retirar da refrigeração
Quando for retirar da refrigeração para aplicação em sua própria casa, não ultrapasse o tempo de 20 minutos com o medicamento fora da geladeira. Em caso de aplicação no centro de infusão, ao retirar da refrigeração, coloque o medicamento novamente na caixa de isopor com gelo térmico reutilizável para fazer o transporte com segurança.

Caso os materiais sofram qualquer variação de temperatura ou eventuais exposições, suas propriedades básicas são afetadas, fazendo com que as características biológicas e terapêuticas também sejam alteradas.

Caso o medicamento tenha ficado armazenado fora da geladeira por mais tempo que o especificado na bula, você deve armazená-lo novamente na geladeira, identificá-lo para distingui-lo de outros medicamentos. Em seguida, informe ao médico o ocorrido e entre em contato com o laboratório para saber quais procedimentos tomar.

Gostou de saber mais sobre a forma correta de transportar o medicamento imunobiológico? Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

 

Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou do assunto? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?

Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!