Sexualidade em portadores de doenças reumáticas: Viva com mais prazer

Quando o momento de prazer, entrega e confiança começa a perder espaço para as dores. O tabu do sexo é algo que precisa ser considerado e levado ao tratamento do portador de doença reumática. A dor, a fadiga e a rigidez muscular fazem parte da rotina e podem tirar o prazer desse momento de entrega entre os casais. Alguns estudos mostram que quanto maiores os níveis de dor, maior o efeito negativo sobre a sexualidade.

Neste texto, vamos apresentar dicas e orientações de como melhorar este momento e assim conseguir compartilhar de relações prazerosas ao lado de quem você ama, com muito cuidado, carinho, respeitando o seu corpo e o seu tratamento.

SEXO E DOR

Um dos principais fatores que causam a queda do desejo sexual do portador de doença reumática é o fator emocional. Este fator causa um grande impacto, pois afeta a autoestima do paciente, o peso, a questão da mobilidade e, em alguns pacientes, afeta também o órgão sexual.

Os sintomas como: dor, rigidez, fadiga, movimentos limitados, diminuição da força e problemas psicossomáticos (ansiedade e depressão), podem reduzir o desejo sexual do paciente, e como consequência, do prazer sexual.

É importante sabe lidar com o medo, que é um dos grandes entraves no momento do sexo. Às vezes este sentimento causa mais danos ao casal do que a própria doença, dificultando o relaxamento e consequentemente o prazer sexual.

O QUE FAZER

As dicas são:

• Converse com seu parceiro abertamente sobre o que te deixa confortável, dessa forma o clima e o seu emocional ficará mais tranquilo e confiante para o momento íntimo;
  • Entenda que o sexo não pode ser um sofrimento e sim um prazer e não tenha medo ou receio de consultar e abordar o tema com o seu médico.
  • Tente discutir com alguém com quem você confie ou procure trocar experiências com grupos de autoajuda.

Assim como orientamos aos nossos pacientes no Programa Cuidado Completo: falar cura! Às vezes, tudo que precisamos é ser ouvidos de forma verdadeira.