SISTEMA DIGESTIVO: doenças mais comuns e prevenção

O bom funcionamento do sistema digestivo reflete em todo o organismo e permite que o corpo desempenhe todas suas funções. Mas às vezes, algumas condições e doenças podem surgir e atrapalhar essa sintonia. Antes de conhecer as doenças mais comuns, vamos saber quais os órgãos compõem o sistema digestivo.

O sistema digestivo é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Fazem parte também desse sistema as seguintes glândulas acessórias: glândulas salivares, pâncreas e fígado.

Conhecer as doenças e a forma de prevenção é fundamental para promover um estilo de vida saudável. Algumas estão relacionadas com o modo de vida e podem ser ajustadas modificando a alimentação. Já outras são mais complexas e necessitam de maiores cuidados, porém com o tratamento adequado e multidisciplinar é possível alcançar bem-estar e qualidade de vida.

Sintomas
Os sintomas mais comuns de doenças no aparelho digestivo são: náuseas, inchaço, azia, retorno do alimento ou ácido gástrico, diarreia, constipação e dor abdominal.

Conheça as doenças mais comuns no sistema digestivo
As principais doenças relacionadas ao sistema digestivo são o Refluxo Gastroesofágico, Síndrome do Intestino Irritável, a Constipação funcional, a Dispepsia funcional e a Infecção por H. pylori (Helicobacter pylori).

1. Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE)
    É o retorno do conteúdo gástrico, sejam gases, líquidos ou sólidos, para o esôfago. Causa azia, sensação de queimação e amargor na boca e regurgitação. Afeta crianças e adultos; por isso, é uma das doenças que mais levam pacientes ao consultório do gastroenterologista.
  1. Infecção por Helicobacter pylori
    Conhecida por H. pylori, essa doença é um problema digestivo comum que causa a inflamação da mucosa gástrica, denominada gastrite. A principal forma de contaminação é por meio da ingestão de água e alimentos infectados.
  1. Dispepsia funcional
    É quando ocorre repetidamente sintoma de indigestão. Os mais comuns incluem se sentir muito cheio ou pesado após a refeição, se sentir saciado rapidamente, com dores e desconforto no estômago como: queimação, gases e náuseas. Geralmente é causada devido ao consumo de álcool, comer muito rápido, fazer refeições muito pesadas e até mesmo pelo estresse.
  1. Constipação funcional
    Caracteriza-se pela dificuldade de evacuar, sensação de evacuação incompleta e movimentos abdominais infrequentes (entre 3 e 4 dias sem evacuar). Pode levar a complicações como hemorroidas; por isso, é fundamental procurar um gastroenterologista para iniciar o tratamento adequado.
  1. Síndrome do Intestino Irritável
    É um distúrbio que se caracteriza por episódios de desconforto abdominal, dor, diarreia e prisão de ventre presente pelo menos durante 3 meses. Os sintomas podem piorar depois da ingestão de certos alimentos, como cafeína, álcool e comidas gordurosas.

Como tratar problemas digestivos

Com o acompanhamento adequado, as doenças do sistema digestivo podem ser tratadas e o paciente levar uma vida com mais qualidade. Ao identificar sintomas persistentes, procure um gastroenterologista para avaliar o quadro e realizar exames, caso seja necessário.

Lembre-se, a prevenção é a chave! Adote hábitos alimentares saudáveis, gerencie o estresse e consulte um profissional da saúde regularmente.

Prevenção
Mastigar bem os alimentos, comer devagar e não ingerir líquido com a refeição são cuidados importantes, além de não se deitar após a comida.  Manter hábitos saudáveis é importante para a prevenção de doenças, por isso, é indicado:

• Beber no mínimo 2 litros de água por dia.
  • Aumentar o consumo de vegetais, frutas, grãos e sementes.
  • Evitar o consumo de alimentos gordurosos e excesso de carboidratos.
  • Prefira carboidratos integrais e sempre mastigue bem os alimentos.
  • Não ingerir líquidos durante as refeições, tomar cuidado com excesso de café, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
  • Praticar atividades físicas regularmente.

Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou do assunto? Quer ficar por dento de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?

Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!