Tabagismo e doença autoimune: combinação mortal

Tabagismo e doença autoimune: combinação mortal

Que o cigarro faz mal à saúde, isso todo mundo já sabe, mas nunca é demais difundir essa informação, principalmente quando diz respeito às doenças autoimunes. O tabagismo causa várias doenças e piora a maioria delas, apresentando risco quatro vezes maior de doenças cardiovasculares como infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

Para quem trata doença autoimune, o tabagismo pode ser um grande definidor de rumo de como será a evolução do tratamento.

 

Artrite Reumatoide

Fumar pode desencadear até 50 doenças diferentes, entre elas está a maior probabilidade de o paciente que fuma ter Artrite Reumatoide na forma mais severa, resultando também na pior resposta ao tratamento. As deformidades surgem mais precocemente nos pacientes fumantes, devido aos altos índices de atividade da doença.

Os efeitos nocivos do tabaco demoram muito tempo para desaparecer do corpo, sendo maior o risco de desenvolver Artrite Reumatoide em um ex-fumante do que em uma pessoa que nunca fumou.

O tabagismo também piora a fadiga, causa exaustão e, frequentemente, a doença progride mais rapidamente nos pacientes fumantes.

A artrite reumatoide é uma doença crônica que causa dor, rigidez, inchaço e limitação dos movimentos e da função de múltiplas articulações.

 

Lúpus Eritematoso Sistêmico

O tabagismo aumenta o risco de lesão do rim pelo Lúpus, e se já houver lesão renal, piora a função renal. A resposta ao tratamento também fica comprometida, os medicamentos tendem a não dar o retorno esperado.

Para o paciente portador de Lúpus o risco cardiovascular já é aumentado pela própria doença e pelo uso de corticoides, o uso de cigarro aumenta ainda mais esse risco, seja por um derrame ou infarto.

O Lúpus é uma doença inflamatória crônica que pode afetar a pele, as articulações, os rins, os pulmões, o sistema nervoso e outros órgãos do corpo.

 

Osteoporose

A doença silenciosa que torna os ossos fracos e quebradiços também é afetada pelo tabagismo. A consequência do consumo de cigarros para o paciente com osteoporose está na renovação óssea, prejudicada com a redução da densidade mineral dos ossos. O resultado: quedas constantes e fraturas.

 

Outras doenças

O tabagismo causa a piora em pacientes com outras doenças também, além da Artrite Reumatoide, da Osteoporose e do Lúpus Eritematoso, tem a Esclerose Sistêmica Progressiva, a Fibromialgia e a Síndrome de Sjögren.

Na Fibromialgia, o paciente fumante tem mais queixas de dormências, dores, depressão e ansiedade acentuada, associada a uma piora na qualidade do sono. Os sintomas são potencializados com os efeitos nocivos do tabaco.

Já na Esclerose Sistêmica o consumo de cigarro provoca uma piora no quadro pulmonar e no fenômeno de Raynaud (mãos e pés roxos), além de aumentar as doenças periodontais e o risco de câncer de língua.

A Síndrome de Sjögren piora a irritação ocular no paciente tabagista, além da piora da saúde bucal com maior índice de doenças periodontais e uma maior perda de dentes. O risco de desenvolver linfoma é maior devido ao cigarro, e assim como na Esclerose Sistêmica há comprometimento dos pulmões e piora do fenômeno de Raynaud.

 

Tratamento multidisciplinar

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), milhares de pessoas morrem anualmente devido à dependência física e psicológica do tabaco. Esta quantidade tende a aumentar, pois o número de novos fumantes não para de crescer.

Parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas é possível, urgente e necessário, principalmente para quem tem doença autoimune. Se você precisa de mais cuidados, agende a sua consulta com a nossa equipe. A Pulsus pode acompanhar você nessa jornada.

Nossa equipe é composta por especialistas de diversas áreas que cuidam do paciente fumante durante o tratamento da doença autoimune, aliando atendimento humanizado e acolhimento.

 

Cuidado Completo

Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotamente. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.

Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.

Gostou desse artigo? Então envia lá no grupo do WhatsApp!

Aproveita e siga a Pulsus no Facebook e Instagram, dessa forma você não perde nenhuma das nossas atualizações.