Os rins desempenham um papel crucial na manutenção da nossa saúde. Responsáveis por diversas funções essenciais, esses órgãos trabalham incansavelmente para garantir o equilíbrio do nosso organismo.
Neste texto, vamos abordar sobre o funcionamento dos rins, o impacto das doenças renais na população e como podemos cuidar melhor da nossa saúde renal.
Clique aqui e agende sua consulta na Pulsus!
Anatomia do aparelho urinário
O trato urinário é composto por:
Cada rim mede entre 10 e 13 cm em um adulto e pesa entre 120 e 180g. Eles são envolvidos pela cápsula renal e circundados por gordura perirrenal. As glândulas suprarrenais se localizam acima dos rins.
O sangue chega aos rins pelas artérias renais, que se originam da aorta abdominal, e retorna ao coração pelas veias renais. Os rins recebem aproximadamente 1,2 litros de sangue por minuto, filtrando todo o sangue do corpo cerca de 12 vezes por hora.
E para que servem os rins?
O equilíbrio químico interno do nosso corpo depende, em grande parte, do trabalho dos rins. A sobrevivência humana está diretamente ligada ao funcionamento adequado desses órgãos vitais. As principais funções dos rins são:
A participação dos rins na formação dos ossos e do sangue
Os rins desempenham um papel crucial na formação de ossos saudáveis e na produção de glóbulos vermelhos. Eles regulam as concentrações de cálcio e fósforo, produzem a forma ativa da Vitamina D e sintetizam a eritropoetina, um hormônio que estimula a produção de glóbulos vermelhos. A deficiência na produção de eritropoetina pode levar à anemia.
LEIA MAIS: O que faz um nefrologista?
Como os rins eliminam as toxinas
Os rins atuam como filtros altamente seletivos. Eles filtram o sangue repetidamente, removendo as toxinas e garantindo que substâncias essenciais, como as proteínas, permaneçam no corpo. As toxinas são eliminadas na urina.
Quando os rins não funcionam adequadamente, as toxinas se acumulam no sangue, causando uma condição grave chamada uremia. Sintomas da uremia incluem náuseas, fadiga, desorientação, falta de ar e inchaço.
A ureia e a creatinina são substâncias utilizadas para avaliar a função renal, embora seus níveis elevados possam surgir tardiamente em algumas doenças renais.
LEIA TAMBÉM: 8 dicas para manter uma alimentação saudável durante viagens
Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.
Gostou do assunto? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?
Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!