Dor crônica e generalizada, muito comum em adultos, a Fibromialgia também pode acometer crianças e adolescentes. Denominada Fibromialgia Infantil ou Síndrome da Fibromialgia Juvenil (SFJ), é uma doença que causa dor musculoesquelética, fadiga, distúrbios do sono, sensação de cansaço, além de outros sintomas que variam conforme o paciente.
É comum em crianças e adolescentes entre 11 e 15 anos, sendo que afeta mais meninas do que meninos, resultando em uma prevalência de 0,2% a 6,6% da população mundial. As consequências dessa dor são imediatas, podendo afastar o paciente de suas atividades rotineiras pelo desconforto causado por esses sintomas.
A Fibromialgia Infantil é considerada uma síndrome porque não tem uma causa específica dessa dor e, como ela se baseia apenas em avaliação de sintomas, não é considerada uma doença como outras. E essa é uma das razões que dificultam o diagnóstico médico.
Diagnóstico
Assim como em adultos, o diagnóstico da Fibromialgia Infantil é complexo e difícil de ser feito, pois não existem exames específicos para confirmar a doença. É necessária uma criteriosa avaliação feita pelo Reumatologista Pediátrico, a partir de uma análise da condição física e da história do paciente.
Por se tratar de uma doença mais comum em pessoas mais velhas, não existem muitos relatos sobre a Síndrome da Fibromialgia Juvenil, por isso os médicos preferem estudar e analisar mais profundamente cada caso antes de concluir o diagnóstico de Fibromialgia Infantil.
Causas
Vários fatores podem contribuir para o aparecimento da doença, uma das possíveis explicações para o seu surgimento é um distúrbio da regulação da dor no sistema nervoso central (SNC), que provoca uma alteração da sensibilização e no processamento da dor, que pode ocorrer por diversos motivos.
SAIBA MAIS: Criança com dor articular? Procure um reumatologista pediátrico
Outra hipótese considerada para a causa da Fibromialgia Infantil é o fator emocional da criança ou adolescente. Relatos demonstram que as dores geralmente ocorrem após um evento traumático que marcou a vida do paciente, por exemplo, um luto, uma ruptura afetiva, violência doméstica, entre outros traumas.
Tratamento
O tratamento da Fibromialgia Infantil geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo atividade física regular com acompanhamento médico especializado e psicoterapêutico, este último devido aos impactos da doença na saúde mental da criança.
Pode envolver também medicamentos para alívio da dor e terapia ocupacional, utilizada como estratégia de manejo do estresse. Apenas em casos muito específicos pode ser recomendado o uso de medicamentos psicoativos, mas sempre sob orientação do médico responsável pelo tratamento. Essa possibilidade pode ocorrer principalmente quando a criança ou adolescente começa a apresentar sinais de depressão mais acentuados.
Cada caso deve ser diagnosticado e tratado individualmente pelo Reumatologista Pediátrico. Somente os especialistas recomendados poderão indicar o direcionamento adequado e as abordagens ideais para o caso de cada criança ou adolescente.
Além disso, é importante informar e conscientizar tanto a criança quanto a família sobre a condição e fornecer suporte emocional para lidar com essa nova realidade de condição de saúde.
Reumatismo na infância? Veja as mais comuns!
Impactos no dia a dia da criança
Os impactos na rotina da criança ou adolescente com SFJ são sentidos imediatamente, tornando atividades simples do dia a dia desafiadoras e dolorosas, como caminhar, brincar ou até mesmo sentar-se por longos períodos.
A fadiga é outra queixa comum entre crianças com Fibromialgia Juvenil. Mesmo após uma boa noite de sono, a criança pode acordar sentindo-se cansada e sem energia. A dor constante e o cansaço podem dificultar a concentração e o foco da criança, prejudicando o desempenho escolar.
Essa fadiga pode interferir em sua capacidade de participar de atividades escolares, sociais e recreativas. A criança pode se sentir excluída e incapaz, despertando sentimentos de tristeza, frustração, gerando um isolamento do convívio dos seus amigos.
Reumatologia Infantil
A reumatologia infantil é a especialidade médica dedicada ao diagnóstico e tratamento de distúrbios reumáticos que afetam crianças e adolescentes. Essas condições podem envolver uma variedade de sistemas do corpo, incluindo articulações, músculos, ossos e tecidos conjuntivos.
Clique aqui e conheça nossos especialistas
Cuidado Completo
Conheça o nosso Programa Cuidado Completo! Oferece nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta, que proporciona orientações presenciais ou remotas. De forma GRATUITA, os pacientes em terapia assistida com imunobiológicos para doenças autoimunes, atendidos pelos planos de saúde, recebem treinamento para ajudar na prevenção e enfrentamento das doenças.
Fique por dentro de tudo sobre o Programa Cuidado Completo! Dicas de alimentação saudável, qualidade de vida e bem-estar: acesse o canal da Pulsus no YouTube.
Gostou do assunto? Quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre saúde e doenças autoimunes?
Siga a Pulsus no Facebook e Instagram e fique por dentro de tudo sobre saúde e bem-estar!